Search
  • Tito Morão

Num mercado em queda de 29%: Peugeot lidera mercado português em janeiro



No primeiro mês de 2021, a PEUGEOT foi a Marca automóvel mais vendida em Portugal, com um total de 1.702 unidades. A marca francesa liderou o mercado nacional em duas frentes, nos Veículos de Passageiros, com um total de 1.354 automóveis vendidos, e no mercado dos Veículos Ligeiros (Passageiros + Comerciais Ligeiros). Este desempenho garantiu à PEUGEOT Portugal uma quota de mercado VP+VCL de 14,03%, uma subida significativa de praticamente 1 p.p. face ao mês homólogo de 2020, e uma vantagem de 3,5 p.p. para a segunda marca no ranking.


Com um mercado total de Veículos de Passageiros que viu as vendas caírem 31%, a marca PEUGEOT limitou a redução das suas vendas a -16%.

A PEUGEOT está a colher os frutos da sua estratégia assente em plataformas tecnológicas de última geração, na evolução da imagem de marca entre os clientes portugueses e numa gama renovada de modelos, que, de forma generalizada, estão a cativar os consumidores, que a voltaram a eleger «Escolha do Consumidor» pelo 8º ano consecutivo. Com soluções perfeitamente adaptadas às novas necessidades dos clientes portugueses, nomeadamente a oferta eletrificada, a PEUGEOT enfrenta o novo ano comercial com otimismo, assente também numa rede de Concessões sólida e de elevado profissionalismo.

Após um ano de 2020 muito desafiante, mas em que a PEUGEOT reforçou, pelo 11º ano consecutivo, a sua quota em Portugal, alcançando uma fatia de 12,42% do mercado, a PEUGEOT iniciou o ano de 2021 em plena força, na posição de líder do mercado automóvel nacional. Um mercado em transformação, que exige novas soluções, seja em termos de transição energética, seja na relação com os clientes por via dos meios online.


Em matéria de Canais, e como é característico na Marca, as unidades vendidas privilegiam os canais de maior valor, como o dos Particulares e o das Empresas.

Particularizando, no mercado de Veículos de Passageiros, a PEUGEOT registou 1.354 novas matrículas em janeiro, que representam uma quota de mercado de 13,5% (contra 11,1% em igual mês de 2020).


Os modelos protagonistas foram o novo PEUGEOT 2008, lançado em 2020, com 627 unidades, tendo sido líder do segmento. O top-3 de modelos mais vendidos completa-se com os novos 208 (249 unidades) e o recém-lançado 3008 (190). Com o PEUGEOT 308, que registou 104 novas matrículas, é de destacar que a atual gama da PEUGEOT conta com três modelos que foram eleitos “Car of the Year” na Europa.


Num mercado em que aumenta a importância das versões eletrificadas, o e-2008 comercializou 60 unidades, tendo sido igualmente líder do seu segmento, o e-208 (25) e as propostas híbridas plug-in do novo 3008 e 508/508 SW - que mantém as vantagens de fiscalidade para os clientes em Portugal -, representaram 55 unidades.

Na vertente de Comerciais Ligeiros, a PEUGEOT registou em janeiro 348 novas matrículas - 2ª marca mais vendida, logo atrás da Citroën -, tendo a quota de mercado ascendido a 16,6%. O PEUGEOT Partner, modelo produzido no Centro de Produção do Grupo em Mangualde, foi o modelo mais representativo, somando 292 unidades. Os modelos Boxer (29 matrículas em janeiro) e Expert (15) completaram o top-3.

0 views0 comments